Cuiabá (MT), 23 de fevereiro de 2020

Notícias

14/12/2019 08:30

Campanhas que reciclam eletrônicos e óleo em Mato Grosso ganharam Prêmio Lixo Zero Brasil

Idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e co-realizado pela ROUTE Brasil, o Prêmio Lixo Zero tem por objetivo promover e disseminar os melhores projetos brasileiros que representam o empoderamento das atitudes sustentáveis em prol do planeta. A premiação foi no Rio de Janeiro, dia 12 de dezembro na Cidade das Artes.

As campanhas ganhadoras LEVE e LEVO são desenvolvidas no estado de Mato Grosso e estão se destacando por dar novo significado para os resíduos. 

Na Semana Lixo Zero Cuiabá em 2018 a campanha LEVE surgiu. Em uma semana, as pessoas puderam destinar os eletrônicos em diversos pontos das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. A orientação da Ecodescarte, empresa de reciclagem de eletrônicos que atua no estado, foi a seguinte: "As pessoas podem destinar para a campanha tudo que liga na tomada e o material arrecadado será devidamente encaminhado, vendido e 100% dos recursos revertidos para o Hospital de Câncer de Mato Grosso". 

Nesta edição foram arrecadados 9 toneladas de eletrônicos e doados dezesseis mil e trinta e cinco reais para o Hospital. Na segunda edição, 15 cidades aderiram à campanha e com a logística realizada pela Carvalima Transportes, foram arrecadados 30 toneladas de eletrônicos e revertidos trinta e sete mil, duzentos e quarenta reais para o HCAN. Em duas edições já foram destinados para o Hospital, cinquenta e três mil, duzentos e quarenta e cinco reais.

A terceira edição ocorreu em outubro na Semana Lixo Zero Cuiabá 2019 e 20 cidades aderiram à campanha. O resultado será divulgado nos próximos dias.

Para Thiago Pegorini, sócio proprietário da Ecodescarte, "Conseguimos impedir que esses resíduos, muitos com metais pesados, sejam descartados no lixo comum, contaminando solo e lençol freático. O segundo ganho é reverter 100% do recurso para o Hospital, onde nas primeiras edições já pôde contribuir para aquisição de equipamentos cirúrgicos."

 A campanha LEVO começou no mês de junho de 2019 e já conta com 44 locais para descarte do óleo vegetal usado nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. A Teoria Verde e Biomavi, empresa de reciclagem de óleo que atua em Mato Grosso e outros estados, em parceria com diversos parceiros, tornou possível para a população, ter onde destinar o óleo e com a ajuda da comunicação, propagar  a mensagem para que as pessoas percebam os impactos desse resíduo no meio ambiente se descartado de forma incorreta, muitas vezes na pia da cozinha. Grande parte desse resíduo chega ao rio Cuiabá e segue para as águas do Pantanal.

A reciclagem do óleo está dando oportunidade para a equipe da Teoria Verde atuar de forma contínua nas escolas da região com atividades de educação ambiental. Já foram realizadas palestras e ações práticas com mais de dezessete mil crianças e adolescentes da baixada cuiabana.

Recentemente foi aprovada nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, a Lei do Óleo, que possibilita as escolas municipais, estaduais e particulares dos municípios, serem pontos de coleta de óleo e 30% do valor da reciclagem ser revertido em dinheiro ou benefícios para a escola. As escolas já estão fazendo adesão à campanha LEVO pelas secretarias de educação de cada cidade e estão recebendo também atividades práticas com as equipes da Teoria Verde e dos Núcleos de Educação Ambiental dos municípios.

Já foram mais de 4 mil litros de óleo arrecadados na campanha, impedindo que 100 milhões de litros de águas dos nossos rios fossem contaminadas se descartados de forma incorreta. 

Para Lucas Martinez, proprietário da Biomavi, "A campanha faz a população perceber que esse resíduo é um dos que mais contaminam nossas águas. Então, um resíduo que poderia prejudicar o meio ambiente, agora está ajudando a ensinar crianças e adolescentes sobre proteção do nosso planeta, com foco em nosso Pantanal."

Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, fez a solicitação: "É preciso que essas campanhas tenham um manual prático, para que possam ser replicadas em todo o Brasil. O resignificado do lixo precisa chegar em todo o país".

 VEJA COMO FOI O EVENTO DE ENTREGA DOS PRÊMIOS LIXO ZERO

 

 

Titulo fixo

Institucional

Contato

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo