Cuiabá (MT), 20 de novembro de 2018

Educação Ambiental na Prática

Notícias

05/10/2018 15:44

Projeto de reciclagem de eletrônicos fecha parceria com Condomínios de Cuiabá

Quem não tem em casa uma gaveta cheia de aparelhos que não usa mais? Fazer a destinação correta do lixo eletrônico acumulado agora tem solução: o "Condomínio Sustentável". Lançado pela Ecodescarte Reciclagem de Eletrônicos, o projeto consiste em coletar diretamente nos condomínios de Cuiabá todo aquele lixo eletrônico que fica meses – e até anos! – amontoado nas residências. 

O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico na América Latina. Segundo o Relatório E-waste Monitor 2017*, realizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU), cerca de 1,5 milhão de toneladas são produzidas por ano no país e apenas 2% desse montante seguem para a reciclagem. Esse tipo de resíduo possui mais de 20 componentes que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, causando contaminação do espaço e das pessoas que manipulam o material. Por isso a importância de fazer o descarte com ajuda de uma empresa especializada 

A Ecodescarte disponibiliza um container adaptado para receber diferentes tipos de eletrônicos em desuso, em funcionamento ou não: fios, computadores, controles remotos, televisores, celulares, câmeras, impressoras, mouses e etc. A retirada do material nos condomínios é gratuita.

Sócio da empresa, Thiago Pegorini destaca que coletar o lixo eletrônico diretamente nos condomínios é uma maneira de tornar viável o descarte, já que realizar a logística reversa em todas as residências é mais difícil. “O descarte em grupos se torna mais eficiente, é mais cômodo para os moradores e estimula as pessoas a criarem o hábito enviar seu lixo para a reciclagem".

O primeiro condomínio a receber a ação foi o Florais dos Lagos e atualmente é o Alphaville Cuiabá 2.  Após a coleta, a empresa responsável por reciclar eletrônicos de forma certificada e legal faz a destinação correta dos mesmos. Para receber o projeto no seu condomínio, basta entrar em contato com a Ecodescarte pelo telefone (65) 3025-7336.

*Relatório realizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) em parceria com União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a ISWA – International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos)  

Titulo fixo

Institucional

Contato

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo