Cuiabá (MT), 16 de outubro de 2018

Educação Ambiental na Prática

Notícias

02/10/2018 09:02

Cuiabá está entre as 70 cidades que participarão da Semana Lixo Zero

A mobilização em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos já tem data marcada para ocorrer em 2018. Entre os dias 22 e 28 de outubro, mais de 70 cidades brasileiras realizam a Semana Lixo Zero. O evento é organizado por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa.

Neste ano, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo.

“Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isto em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo”, explica o presidente do ILZ, Rodrigo Sabatini.

Mobilização

Em parceria com instituições públicas e privadas locais, a ideia da Semana, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível administrar de forma mais inteligente o lixo gerado por todos. O encaminhamento correto dos resíduos, evitando o máximo possível a sua geração, são algumas propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em cidades como Florianópolis, Joinville, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Santos, Recife e até a pequena Marau, de 50 mil habitantes, no Rio Grande do Sul.

Em Joinville, a Semana Lixo Zero chega à sua 5ª edição

Joinville, que foi exemplo nacional de mobilização apresentado no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, realizado em junho passado em Brasília, prepara sua quinta edição. De acordo com um dos organizadores, Arthur Rancatti, a expectativa para esta edição é superar o número de ações realizadas em 2017, que chegaram a 85 e envolveram mais de 200 voluntários. Essas ações são organizadas por parceiros da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas em vários locais da cidade.

“Queremos envolver cada vez mais as pessoas para que possamos espalhar a mensagem de que é possível reduzir nossa produção de resíduos e tornar nossa cidade mais sustentável”, resume ele.

Cuiabá participará da Semana Lixo Zero pela primeira vez

A capital mato-grossense entra nesse circuito nacional de discussões sobre geração e administração do resíduos produzidos. Diversas atividades estão sendo programadas e todos poderão participar de forma gratuita.

Para Jean Peliciari, diretor do projeto Teoria Verde e embaixador da Semana Lixo Zero em Cuiabá, "A Semana será uma oportunidade para que o tema resíduos sólidos fique em evidência. É preciso uma mudança de atitude da população e uma melhora nos serviços públicos. É um problema compartilhado."

EM BREVE PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Titulo fixo

Institucional

Contato

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo