Cuiabá (MT), 18 de dezembro de 2018

Educação Ambiental na Prática

Notícias

26/09/2018 07:51

Dia Mundial da Limpeza reuniu mais de 100 mil participantes no Brasil

Dia 15 de setembro de 2018, foi realizado o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade. 158 países e 15 milhões de pessoas participaram do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza.

Um dia para ficar marcado nos corações de quem participou sendo uma maneira diferente de chamar a atenção de todos para os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo. 

A onda verde de limpezas começou na pequena nação de Fiji na manhã de 15 de setembro, varrendo o planeta, apesar das condições climáticas desafiadoras em algumas regiões, e terminando na Samoa Americana. Com 6 ciclones tropicais afetando mais de 15 países em diferentes partes do mundo, vários países e muitas regiões tiveram que reprogramar suas ações de limpeza para garantir a segurança das pessoas envolvidas.

"Eu realmente admiro a coragem de nossos líderes de equipe em diferentes países que trouxeram pessoas para agir por mudanças, em meio a tempestades, inquietação e outros desafios muito sérios. Este dia foi um dia de esperança - que podemos agir juntos como humanidade para criar um amanhã melhor. Isso precisa ser compensado pelos esforços de nossos líderes políticos, formuladores de políticas e empresas para passar de uma sociedade criadora de resíduos e tolerante a resíduos para uma sociedade eficiente e consciente dos recursos", disse Anneli Ohvril, membro do conselho administrativo da Fundação Let's Do It World. 

No Brasil, a ação é realizada desde 2012 pelo Instituto Limpa Brasil, e em 2018 a Teoria Verde entrou como Secretaria Executiva e juntos conseguiram reunir 343 cidades que se mobilizaram pela causa e mais de 100 mil participantes, sendo que algumas cidades também tiveram que reprogramar a ação devido às condições climáticas.

OBJETIVOS CUMPRIDOS NO BRASIL

Embora a meta seja de atingir 5% da população mundial, em 2018 foi um despertar para o movimento no Brasil.

Há 3 meses, Jean Peliciari, diretor do projeto de educação ambiental Teoria Verde, participou da Academia de Líderes do Let´s do It que ocorreu no Panamá. Voltou para o Brasil com a missão de localizar líderes, conectar as cidades e motivá-los a realizarmos juntos essa data.

"Ter encontrado pessoas e projetos ambientais incríveis foi o que me levou a continuar na busca. Tem muita gente preocupada com o meio ambiente e com a qualidade de vida das próximas gerações. Sabemos que não resolvemos o problema com uma ação de limpeza e que temos um grande desafio pela frente. Precisamos agora dar continuidade nessa que se tornou a maior rede do segmento de educação ambiental no Brasil. " afirma Jean Peliciari.

LIXO NO BRASIL

No Brasil a estimativa retirada foi de 3 mil toneladas de resíduos de diversos locais como rios, praias, terrenos, praças, parques, ruas e avenidas. De acordo com a realidade de cada cidade, tivemos as destinações corretas para cooperativas e associações de reciclagem.

 

Quer saber mais? www.worldcleanupday.org

 

CLIQUE Assista algumas matérias sobre os resultados do Dia Mundial da Limpeza

Dia Mundial da Limpeza no Nordeste

Dia Mundial da Limpeza no Pantanal

Dia Mundial da Limpeza em Natal

Dia Mundial da Limpeza em Cuiabá

Dia Mundial da Limpeza em Guaçuí

Dia Mundial da Limpeza no interior do Rio de Janeiro

Dia Mundial da Limpeza em Montes Claros

Dia Mundial da Limpeza em Petrolina

Dia Mundial da Limpeza em Rondonópolis

Dia Mundial da Limpeza em Xanxerê

Dia Mundial da Limpeza em Manaus

Dia Mundial da Limpeza em Ponte Nova

Dia Mundial da Limpeza em Campo Grande

Dia Mundial da Limpeza em Cândido Rondon

Dia Mundial da Limpeza em Condeúba

Dia Mundial da Limpeza em Torres

Dia Mundial da Limpeza em Cuiabá

Dia Mundial da Limpeza em Franca

Dia Mundial da Limpeza em Ipojuca

Dia Mundial da Limpeza em Santos

E muito mais...

 

 

 

 

 

 

Titulo fixo

Institucional

Contato

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo