Cuiabá (MT), 21 de setembro de 2017

Notícias

13/07/2017 10:32

Bolsões de lixos são um problema de saúde pública e precisam ser eliminados

Por Noelisa Andreola

Os bolsões de lixos não são um problema novo em nossa sociedade. Um costume que já perdura há décadas faz parte do cotidiano de praticamente todos os cidadãos. A falta de educação ambiental fez com que não se planejasse como seria realizado o descarte regular dos resíduos sólidos e, com isso formaram-se grandes acúmulos de lixos em terrenos baldios que corroboram para a poluição.

Hoje, em Cuiabá, a Prefeitura do município realiza mutirões de limpeza para eliminar esses bolsões espalhados pela cidade, porém em contrapartida existem apenas dois pontos de coletas desses resíduos: sendo um localizado na região do Bairro CPA e outro na própria Secretaria de Serviços Urbanos localizado na avenida das Torres.

De acordo com o secretário do órgão, José Roberto Estopa, não é de responsabilidade da prefeitura realizar a limpeza dos bolsões, mas sim da consciência do cidadão não jogar o lixo de forma irregular. “Não é de responsabilidade da prefeitura, porém não conseguimos resolver o problema. Desse modo precisamos limpar o local, pois é questão também de saúde pública”, explica.

O secretário de Serviços Urbanos também enfatizou o fato de que os pontos de coleta da prefeitura só recebem até um metro cúbico de lixo por pessoa, sendo assim se o cidadão precisar fazer um descarte maior é de responsabilidade do mesmo contratar uma empresa particular para fazer a coleta de maneira responsável.

O projeto de comunicação e educação ambiental Teoria Verde tem se deparado com está situação durante as mais de 40 ações de limpeza realizadas.

O diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari, defende a extinção dos bolsões de lixos, porém para ele é necessário existir mais pontos de coleta na cidade. “Acredito que uma das alternativas para diminuir os bolsões de lixo espalhados pela cidade é aumentar as opções de descarte para a população, sem isso infelizmente o município terá que ficar eternamente limpando essas áreas. O problema deve ser resolvido na raiz”, explana.

 

 

Titulo fixo

Institucional

Contato

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo